A Cia. Retalhos de Teatro ganhou três prêmios no 1° Festival Nacional de Rua da cidade de Cruz Alta, com o espetáculo infantil “Passageiros da Alegria- Palhaçaria”. O festival, que ocorreu de 13 à 15 de outubro, premiou Helquer Paez e Julio Cesar Aranda com Melhor Direção Infantil de Rua e Helquer Paez com os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante Infantil de Rua e Melhor Figurino Infantil de Rua. As outras indicações da companhia eram em Melhor Espetáculo Infantil de Rua, Melhor Ator Infantil de Rua: Julio Cesar Aranda e Melhor Dramaturgia Infantil de Rua: Julio Cesar Aranda.O espetáculo “Passageiros da Alegria- Palhaçaria” é formado por Helquer Paez e Julio Cesar Aranda, integrantes e sócios da Cia. Retalhos de Teatro, que foi fundada em 1995. A peça tem três momentos de música, contação de história e muita diversão interativa com a plateia, trazendo muitos jogos de improviso da Palhaçaria. Helquer conta que o espetáculo surgiu de um projeto iniciado em 2001:
– O projeto “Passageiros da Alegria” começou em 2001, nos ônibus de Santa Maria, e ano passado surgiu o convite para nos apresentarmos em Porto Alegre. Eu e Julio nos juntamos, foi um sucesso, e começamos a rodar o Rio Grande do Sul. Ainda não apresentamos o espetáculo, neste formato, em Santa Maria. A primeira vez será em novembro, no Brique da Vila Belga.
Helquer Paez menciona a grande presença de palhaçaria e de companhias teatrais de toda a região sul no 1° Festival Nacional de Rua da cidade de Cruz Alta. Também conta que a trupe segue sendo contratada para se apresentar em várias cidades do Estado.
– A companhia nunca parou desde a sua fundação. Para nós não é sobre o prêmio, é o reconhecimento de sempre estarmos nos lugares. Cruz Alta, nesse primeiro festival movimentou a cidade para o povo e para a rua – conta o sócio e integrante da Cia. de Retalhos.
Leia todas as notícias